Brasil Bonsai
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Muda, Pré-Bonsai e Bonsai (algumas regras)

Ir para baixo

Muda, Pré-Bonsai e Bonsai (algumas regras) Empty Muda, Pré-Bonsai e Bonsai (algumas regras)

Mensagem  Admin Dom Mar 10, 2013 6:52 pm

Quando vamos ao mercado ou em alguns viveiros geralmente vemos pequenas árvores em vasos vendidos como bonsais, são mais fáceis de encontrar espécies de pinheiros e frutíferas, porém, em quase todos os casos são mudas ou pré-bonsais, os troncos finos dão a falsa impressão que com questão de tempo naquele vaso ele terá a forma de um bonsai robusto. O que define um Bonsai não é somente ser uma espécie de árvore envasada, mas uma série de critérios e regras. Por fim qual a diferença entre os três? o que realmente define?

Muda
A muda é o estágio inicial de uma planta, é considerado desde após alguns dias de germinação quando deixa de ser semente e se torna aparente na terra até dois anos de idade.

Pré-Bonsai
O Pré-Bonsai é uma muda ou planta que não tem os critérios para ser bonsai, mas já foi direcionada para isso, está semi-pronta restando mais alguns meses ou anos de trabalho. Em outras palavras enquanto a muda é qualquer planta até dois anos de idade, o pré-bonsai é uma planta que a natureza ou a intervenção humana direcionou facilitando desenvolver com o passar do tempo e trabalho um bonsai. 

Muda, Pré-Bonsai e Bonsai (algumas regras) Roma_e10
Pré-Bonsai de Romã.
Retirado do site: http://www.bonsaikai.com.br/Textosparaleitura/GuiadeCuidados/Fotos/Roma/Roma%20-%20Exemplar%201.jpg

Muda, Pré-Bonsai e Bonsai (algumas regras) Baby_t10
Pré-Bonsai de Tuia Jacaré.
Retirado do site: http://www.bonsaikai.com.br/Textosparaleitura/GuiadeCuidados/Fotos/Juniperus/BABY%20-%20Tuia%20Jacare.jpg

Bonsai
Bonsai é uma palavra japonesa (Bon=Vaso + Sai=Árvore) que significa árvore cultivada em um vaso ao contrário do que muitos pensam não se trata de uma espécie e sim de uma técnica que é aplicada em espécies de plantas lenhosas com o objetivo de transforma-la em uma replica com tamanho reduzido de um exemplar que pode ser encontrado na natureza (há exceções para estilos livres como Literati).
Um Bonsai é valorizado pelo conjunto de tronco, folhas, galhos, raízes, forma, harmonia, textura e vaso; deve ter estilo definido (em um próximo tópico irei comentar sobre os estilos) e se assemelhar a uma árvore de muita idade, enquanto mais parecido com uma árvore de muitos anos de vida melhor a qualidade do trabalho.
Para fazer um bonsai devemos seguir parâmetros e padrões estéticos que facilitam chegar a um bom exemplar (há exceções):

Planta
- A altura do Bonsai será de até seis vezes maior do que o tamanho da base do tronco da planta.
- O primeiro galho deve surgir a por volta de 1/3 da altura da árvore e nunca deve estar direcionado para o observador, deve estar disposto de tal maneira que possamos ver sua extensão sem que a ponta do galho esteja de frente para quem olha. Os galhos devem estar de preferencia inclinados próximos a 90 graus (dependendo a espécie), em árvores antigas o peso dos galhos e da gravidade obrigam que os galhos obtenham este formato.
- Conicidade: A árvore deve seguir um padrão em que enquanto mais próximo do topo da planta mais finos e menores devem ser os galhos, levando em consideração que estes galhos nasceram depois que os de baixo.
- Profundidade: Em qualquer ângulo que seja olhado deve ter galhos como qualquer árvore, formando uma espécie de triângulo.
- A copa deve formar-se de maneira triangular, fora de cogitação formato redondo.
- Deve ter raízes expostas de forma radial, dando a impressão que a árvore está bem ancorada.

Vaso
- Altura: A altura do vaso deve ser menor ou igual ao tamanho da base do tronco da planta.
- Comprimento: O comprimento do vaso, no caso de vasos redondos o diâmetro, deve ser aproximadamente 2/3 da altura da planta.
- Largura (espessura): A largura do vaso deve ser um pouco menor do que a largura da copa vista de perfil.
- Em vasos retangulares ou Ovais as plantas devem ser colocadas no primeiro terço sendo que a maior massa foliar deve estar focada nos outros dois terços. Em vasos redondos é preferível que a planta seja colocada no centro.

Muda, Pré-Bonsai e Bonsai (algumas regras) Roma_e11
Bonsai de Romã.
Retirado do site: http://www.bonsaikai.com.br/Textosparaleitura/GuiadeCuidados/Fotos/Roma/Roma%20-%20Exemplar%202.jpg

Muda, Pré-Bonsai e Bonsai (algumas regras) Thumb_10
Bonsai de Ulmus.
Retirado do site: http://www.bonsaicenter.com.br/envfoto.php?ncd_evento=11&ncd_etapa=1&ncd_foto=15

Admin
Admin

Mensagens : 5
Data de inscrição : 10/01/2013

https://brasilbonsai.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos